O código de conduta da Branvo Pagamentos é construído com base no reconhecimento de que tudo o que fazemos em relação ao nosso trabalho deverá ser medido em relação aos mais altos padrões possíveis de conduta ética nos negócios. Acreditamos que nosso compromisso com os mais altos padrões nos ajudará a contratar pessoas incríveis, construir ótimos produtos e atrair usuários fiéis. Sendo assim respeito pelos nossos clientes é fundamental para o nosso sucesso.

Tenha sempre em mente que cada um de nós tem a responsabilidade pessoal de incorporar e incentivar outros colaboradores a seguirem os princípios do Código de Conduta em nossos trabalhos. Se você tiver alguma dúvida ou pensar que um de seus colegas ou a empresa como um todo pode estar deixando a desejar com nosso compromisso, não fique em silêncio.

Quem deve seguir nosso código?

Esperamos que todos os nossos colaboradores e membros da diretoria conheçam e sigam o Código. Não fazer isso pode resultar em ação disciplinar, incluindo a rescisão do contrato de trabalho.

Além disso, embora o Código seja especificamente escrito para colaboradores da Branvo e membros da diretoria, esperamos que prestadores de serviços, consultores e outros que possam estar temporariamente designados para realizar trabalhos ou serviços para a Branvo também sigam o Código. A falha de um prestador e/ou provedor de serviços ou consultor que não seguir o Código, poderá ser penalizado com o encerramento de seus relacionamentos com a Branvo.

E se eu tiver dúvidas relacionadas ao código?

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação você pode entrar em contato com seu gerente, ou diretoria. Você também pode enviar um questionamento ou solicitar uma explicação quando acreditar que ocorreu a violação do nosso Código.

Contra a retaliação

A Branvo proíbe e repudia a retaliação contra qualquer colaborador ou membro da diretoria que denuncie ou participe de uma investigação de uma possível violação do nosso Código, políticas ou da lei. Se você acredita que está sofrendo retaliações entre em contato imediatamente.

I. Servir Nossos Usuários

Nossos usuários nos valorizam não apenas porque fornecemos excelentes produtos e serviços, mas porque nos empenhamos em um padrão elevado de tratamento a eles. Princípios que nos ajudam a manter nosso alto padrão:

  1. Sejamos integros

    Nossa reputação como uma empresa na qual nossos usuários podem confiar é nosso ativo mais valioso, e cabe a todos ter a certeza de que conquistamos essa confiança diariamente. Todas as nossas interações com nossos usuários devem aumentar essa confiança.

  2. Sejamos uteis

    Nossos produtos e serviços devem tornar a Branvo mais útil para todos os nossos usuários. Temos muitos tipos diferentes de usuários, de indivíduos a grandes empresas, mas devemos sempre questionar-nos: “O que estamos oferecendo é útil?”

  3. Mantenhamos a Privacidade e segurança

    Lembre-se sempre de que estamos pedindo aos usuários que confiem em nós com suas informações pessoais. Preservar essa confiança exige que cada um de nós respeite e proteja a privacidade e a segurança dessas informações. Nossos procedimentos de segurança limitam estritamente o acesso e o uso das informações pessoais dos usuários e exigem que cada um de nós tome medidas para proteger os dados do usuário contra acesso não autorizado.

  4. Tenha atitude

    Parte de ser útil e honesto é ser reativo: reconhecer o feedback relevante do usuário e fazer algo a respeito. Temos orgulho em responder às comunicações de nossos usuários, sejam perguntas, problemas ou elogios. Se algo estiver quebrado, conserte-o.

    Toda vez que você sentir que nossos usuários não estão sendo bem atendidos, não seja tímido ou medíocre. O aprimoramento contínuo de nossos produtos e serviços deve ser responsabilidade de todos nós, e temos orgulho de que nossos colaboradores defendam nossos usuários e tomem iniciativas quando os interesses de nossos usuários estão em jogo.

II. Apoiar uns aos outros

Estamos comprometidos com um ambiente de apoio, onde nossos colaboradores e membros da diretoria têm a oportunidade de atingir seu potencial máximo. Assim, espera-se que façam o seu melhor para criar uma cultura no local de trabalho que seja livre de assédio, intimidação, preconceito e discriminação ilegal.

  1. Oportunidades Iguais

    Nos baseamos exclusivamente em mérito individual e qualificações diretamente relacionadas à competência profissional. Proibimos estritamente a discriminação ou assédio ilícito com base em raça, cor, religião, status de veterano, nacionalidade, ascendência, gravidez, sexo, identidade ou expressão de gênero, idade, estado civil, deficiência mental ou física, condição médica, orientação sexual , ou quaisquer outras características protegidas por lei.

  2. Assédio, Discriminação e Bullying

    A Branvo proíbe discriminação, assédio e intimidação de qualquer forma - verbal, física, visual e retaliação. Se você acredita que foi intimidado ou assediado por qualquer pessoa na Branvo, ou por um parceiro ou fornecedor da Branvo, recomendamos que você denuncie imediatamente o incidente para seu supervisor, diretoria ou a ambos. Da mesma forma, os supervisores e gerentes que tomarem conhecimento de qualquer incidente desse tipo devem comunicá-lo imediatamente ao Departamento de Recursos Humanos.

  3. Drogas e álcool

    O que for incompatível com a saúde e a segurança de nossos colaboradores, não será permitido. O consumo de álcool não é proibido em nosso escritório, mas use o bom senso e nunca beba de uma maneira que leve a um desempenho prejudicial ou a um comportamento inadequado, coloque em risco a segurança de outras pessoas ou viole a lei. Drogas ilegais em nossos escritórios ou em eventos patrocinados são estritamente proibidos. Se um gerente tiver suspeitas que o uso de drogas e/ou álcool por parte de um colaborador pode afetar a segurança, desempenho ou de outras pessoas no local de trabalho, o gerente deverá solicitar o afastamento ou uma triagem de álcool e/ou drogas. Uma suspeita razoável pode se basear em sintomas, como a aparência, comportamento ou a fala do colaborador.

  4. Segurança do local de trabalho

    Estamos comprometidos com um ambiente de trabalho seguro e não toleraremos qualquer nível de violência ou ameaça no local de trabalho. Sob nenhuma circunstância alguém deve trazer uma arma de qualquer natureza para o trabalho. Se você tomar conhecimento de uma violação desta política, você deve reportá-la ao seu gerente. Em caso de violência potencial, entre em contato com seu gerente imediatamente.

  5. Política de pet friendly

    É permitido a presença de animais porém seus colegas precisam estar de acordo com a presença do animal e apenas é permitido nos dias considerados “pet day” (sextas-feiras e sábados). Apenas gatos e cães com vacinas em dia são permitidos e a carteira de vacina deve estar sempre presente. O tamanho do animal deve ser respeitado, o dono precisa ser capaz de carregar o animal no colo em caso de emergência. Qualquer ação do animal que venha causar desordem, problemas com a higiene do ambiente ou danos materiais provocado pelo animal será de total responsabilidade do dono.

III Evite Conflitos de Interesse

Quando você está em uma situação em que pode trazer um benefício pessoal para você, seus amigos ou sua família às custas da Branvo ou de nossos usuários, você poderá deparar-se com um conflito de interesses. Todos nós devemos evitar conflitos de interesse.

Sempre pergunte-se se a ação que você está considerando tomar poderia criar um incentivo para você, ou parecer aos outros criar um incentivo para você, para se beneficiar, seus amigos ou familiares ou um negócio associado à custa da Branvo. Se a resposta for "sim", a ação que você está pensando provavelmente criará uma situação de conflito de interesses e você deverá evitá-la.

Orientação em áreas onde frequentemente surgem conflitos de interesses:

  • Investimentos pessoais
  • Emprego externo, funções de consultoria, lugar na diretoria ou iniciando seu próprio negócio
  • Oportunidades de negócios encontradas no trabalho
  • Amigos e parentes e relacionamentos de colega de trabalho
  • Aceitar presentes, entretenimento e outras cortesias comerciais

Se você estiver considerando entrar em uma situação de negócios que crie um conflito de interesses, não o faça. É importante lembrar que, à medida que as circunstâncias mudam, uma situação que anteriormente não apresentava um conflito de interesses pode agora apresentar uma.

  1. Investimentos Pessoais

    Evite fazer investimentos pessoais em empresas que sejam concorrentes ou parceiros de negócios da Branvo, quando o investimento puder causar, ou aparenta prejudicar o Branvo.

  2. Emprego externo, funções de consultoria, lugar na diretoria ou iniciando seu próprio negócio

    Evite aceitar emprego, cargos de consultoria ou lugares no conselho com concorrentes ou parceiros de negócios da Branvo quando seu julgamento puder ser influenciado, ou puder parecer, influenciado de maneira a prejudicar a Branvo.

  3. Oportunidades de negócios encontradas no trabalho

    As oportunidades de negócios descobertas por meio do seu trabalho aqui pertencem primeiro a Branvo, exceto quando acordado de outra forma pela Branvo.

  4. Amigos,parentes e relacionamentos de colegas de trabalho

    Evite participar da gestão ou tomada de decisões relacionadas a possíveis relacionamentos de negócios da Branvo que envolvam seus parentes, cônjuge ou amigos próximos. Isso inclui ser o gerente de contratação para um cargo para o qual seu parente ou amigo próximo está sendo considerado.

    Para ser claro, só porque um parente, cônjuge ou amigo próximo trabalha na Branvo ou se torna um concorrente ou parceiro de negócios da Branvo, não significa que haja um conflito de interesses. No entanto, se você também estiver envolvido nesse relacionamento de negócios da Branvo, poderá ser muito sensível. A coisa certa a fazer nessa situação é discutir o relacionamento com seu gerente.

    Relacionamentos românticos entre colegas de trabalho podem, dependendo das funções de trabalho e respectivas posições dos colegas de trabalho envolvidos, criar um conflito de interesse real ou aparente. Se um relacionamento romântico cria um conflito real ou aparente, isso pode exigir mudanças nos planos de trabalho ou funções desempenhadas pelos envolvidos, ou até mesmo o término do emprego de um ou ambos os envolvidos.

  5. Aceitar presentes, entretenimento e outras cortesias comerciais

    Aceitar presentes, entretenimento e outras cortesias comerciais de um concorrente ou parceiro de negócios da Branvo pode criar facilmente a aparência de um conflito de interesse, especialmente se o valor do item for significativo. Contudo, a aceitação de presentes não monetários “simbólicos” baratos (brindes) é admissível. Além sempre que receber um presente, trate como propriedade da Branvo e apresente ao seu gerente.

IV. Preservar a Confidencialidade

Certos tipos de informações da empresa, se vazadas prematuramente na imprensa ou concorrentes, podem prejudicar nossos lançamentos de produtos, eliminar nossa vantagem competitiva e se mostrar dispendiosos de outras maneiras. Nossas responsabilidades se estendem além de não revelar material confidencial:

  • Proteger adequadamente, rotular e (quando apropriado) descartar material confidencial da Branvo;
  • Proteger informações confidenciais que a Branvo receba de outras pessoas ou empresas sob contratos de confidencialidade;
  • Tomar medidas para manter nossos segredos comerciais e de propriedade intelectual confidenciais.
  1. Informações confidencias

    Certifique-se de que as informações classificadas como "Confidencial" de um projeto ou negociação em particular pode exigir que você divulgue informações sensíveis para uma parte externa: A divulgação dessas informações deve ser feita somente sob um acordo de confidencialidade da outra parte. Além do que, a Branvo pode exigir uma avaliação de segurança prévia da parte externa que receberá as informações confidenciais.
    Existem, situações nas quais você precisará aplicar seu melhor julgamento para garantir que você não divulgue nenhuma informação confidencial. Como na maioria dos casos, o bom senso se aplica.

  2. Estratégias e apostas da Branvo

    Certifique-se de proteger informações confidenciais da Branvo ou de qualquer subsidiária ou afiliada. Você pode ter acesso a informações confidenciais por meio de colaborações, rotações, acesso a redes ou simplesmente por meio de interações casuais. Não acesse ou use informações confidenciais, exceto quando autorizado e razoavelmente necessário para fins comerciais válidos no escopo de seu trabalho.
    Nunca divulgue nenhuma informação confidencial sobre informações financeiras da Branvo, parceiros comerciais ou técnicas.

  3. Concorrentes / ex-empregadores

    Nós respeitamos nossos concorrentes e queremos competir com eles de forma justa. Mas não queremos informações confidenciais. O mesmo vale para informações confidenciais pertencentes a antigos empregadores de algum colaborador do Branvo. Se surgir uma oportunidade para aproveitar as informações confidenciais de um concorrente ou ex-empregador, não o faça.

V. Proteja nossos ativos

Esperamos que colaboradores e diretores conservem os recursos, protejam os ativos e informações da empresa.

  1. Propriedade intelectual

    Os direitos de propriedade intelectual (nossas marcas registradas, logotipos, direitos autorais, segredos comerciais, "know-how" e patentes) estão entre nossos ativos mais valiosos. O uso não autorizado pode levar à perda séria de valor. Você nunca deve usar logotipos, marcas ou outras informações ou propriedades protegidas pela Branvo para qualquer empreendimento comercial ou de negócios sem autorização prévia da equipe de marketing.
    Da mesma forma, respeite os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

  2. Sobre código aberto

    A Branvo está comprometida com o desenvolvimento de software de código aberto. Em consonância com a nossa política de respeitar os direitos de propriedade intelectual válidos de terceiros, cumprimos rigorosamente os requisitos de licença segundo os quais o software de código aberto é distribuído. Não fazer isso pode levar a ações legais contra a Branvo, além de danos significativos à reputação da empresa e sua reputação na comunidade de código aberto. Por favor, busque orientação antes de incorporar código aberto em qualquer produto ou serviço da Branvo.

  3. Equipamentos da Empresa

    A Branvo fornece as ferramentas e os equipamentos necessários para realizar nosso trabalho com eficiência. Equipamentos e outros ativos físicos não devem ser requisitados para uso puramente pessoal. Não tem certeza se um certo uso de ativos da empresa está correto? Por favor, pergunte ao seu gerente.

  4. Segurança de seus dados

    Se você perdeu seu laptop ou smartphone ou acha que sua senha de rede, e-mails ou chaves de segurança podem ter sido comprometida - informe imediatamente o incidente ao seu gerente.

  5. Segurança física

    Se você não for cuidadoso, as pessoas podem roubar suas coisas. Sempre proteja seu laptop, equipamentos importantes e seus pertences pessoais, mesmo nas instalações da Branvo. Sempre use seu crachá visivelmente enquanto estiver no local. Não adultere ou desative os dispositivos de segurança.

  6. Uso do equipamento e das instalações da empresa

    Tudo o que você fizer usando as instalações eletrônicas corporativas da Branvo (por exemplo, nossos computadores, dispositivos móveis, rede, etc.) ou armazená-los em nossas instalações (por exemplo, cartas, memorandos e outros documentos) poderá ser divulgado para pessoas dentro e fora da empresa. Por exemplo, a Branvo pode ser obrigada por lei a monitorar, acessar e divulgar o conteúdo de email corporativo, correio de voz, arquivos de computador e outros materiais em nossas instalações eletrônicas ou em nossas instalações. Além disso, a empresa pode monitorar, acessar ou manipular documentos que estão nos dispositivos da empresa.

VI. Garantir integridade e responsabilidade financeira

A integridade financeira e a responsabilidade fiscal são aspectos centrais do profissionalismo corporativo. Isso é mais do que um relatório preciso de nossas finanças. O dinheiro que gastamos em nome da Branvo não é nosso; é da empresa e, em última análise, dos nossos acionistas. Cada pessoa tem um papel em garantir que o dinheiro seja gasto adequadamente, nossos registros financeiros sejam completos e precisos e os controles internos sejam honrados. Isso é importante toda vez contratamos ou assinamos um novo contrato comercial ou fazemos qualquer transação em nome do Branvo.

Permaneça em total conformidade com nosso sistema de controles internos e não hesite em entrar em contato se tiver alguma dúvida.

  1. Gastando o dinheiro da Branvo

    Quando você enviar uma despesa para reembolso ou gastar dinheiro em nome da Branvo, certifique-se de que o custo seja razoável, esteja diretamente relacionado à estratégia da empresa. Se você não tiver certeza se deve gastar dinheiro ou enviar uma despesa para reembolso, consulte seu gerente. Os gerentes são responsáveis ​​por todo o dinheiro gasto e despesas incorridas pelos seus subordinados diretos, e devem rever cuidadosamente tais gastos e despesas antes de aprová-los.

  2. Assinando um contrato

    Sempre que você entrar em uma transação comercial em nome da Branvo, deve haver uma documentação registrando esse contrato, aprovada pelo Departamento Jurídico e Presidente da empresa. Assinar um contrato em nome do Branvo, traz uma grande responsabilidade. Nunca assine um contrato em nome da Branvo, a menos que todos os itens a seguir sejam cumpridos:

    • Você está autorizado a fazê-lo. Se você não tiver certeza se está autorizado, pergunte ao seu gerente;
    • O contrato foi aprovado por mais de um diretor ou pelo presidente.
    • Você estudou o contrato, entendeu seus termos e decidiu que entrar no contrato é de interesse da Branvo.

    Todos os contratos devem ser por escrito e devem conter todos os termos relevantes com os quais as partes concordam. A Branvo não permite "acordos paralelos", orais ou escritos.

  3. Registros de transações

    Imediatamente informe ao Setor Financeiro todas as transações que você acha que não estão sendo registradas corretamente.

  4. Relatando irregularidades financeiras ou contábeis

    Você nunca deve falsificar nenhum registro ou conta, incluindo relatórios de tempo, contas de despesas e outros registros.

  5. Contratação de fornecedores

    Conforme a Branvo cresce, entramos em mais e mais negócios com fornecedores de equipamentos e serviços. Devemos sempre lutar pelo melhor negócio possível para a Branvo. Normalmente exige que você solicite orçamentos concorrentes para garantir que você receba a melhor oferta. Embora o preço seja muito importante, não é o único fator que vale a pena considerar. Qualidade, serviço, confiabilidade e os termos e condições do acordo proposto também afetam a decisão final. É indicado buscar sempre no mínimo 3 orçamentos para uma prestação de serviço que seja superior a meio salário mínimo nacional ou conforme regras do seu setor.

  6. Armazenamento de Registros

    É importante mantermos registros por um período de tempo apropriado. Lembre-se de que requisitos legais tem validade de 60 meses, regras contábeis e outras fontes externas às vezes especificam períodos de retenção mais longos. Além disso, se solicitado pelo departamento Jurídico a reter registros relevantes para um litígio, auditoria ou investigação, faça-o até que o Departamento Jurídico diga que a retenção não é mais necessária.

VII. Obedeça a lei

A Branvo leva muito a sério as leis e regulamentos, e espera-se que cada um de nós cumpra os requisitos e proibições legais aplicáveis. Embora seja impossível para qualquer pessoa conhecer todos os aspectos de todas as leis aplicáveis, você possuir dúvidas encaminhe ao seu gerente que posteriormente encaminhará ao setor jurídico.

VIII. Conclusão

É impossível descrever todos os cenários éticos possíveis que possamos enfrentar. Em vez disso, confiamos no bom senso um do outro para manter um alto padrão de integridade para nós mesmos e para nossa empresa. Esperamos que todos os colaboradores e membros da diretoria sejam guiados pelo espírito deste Código. Às vezes, identificar a coisa certa a fazer não é uma tarefa fácil. Se você não tiver certeza, não tenha medo de fazer perguntas.

Última atualização em 15 de agosto de 2019

De volta ao topo